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Engenharia do concreto



O CONCRETO
 

Concreto é uma pedra artificial que é produzida através de uma mistura em proporções pré-fixadas de um aglutinante (cimento) com água e agregados constituídos de areia e pedra e facultativamente aditivos, de sorte que venha a formar uma massa compacta, de consistência plástica, e que endurece com o tempo dando o formato que desejamos. Hoje é o mais consumido entre os insumos na construção civil.

No entanto, levando em conta atender as diversas particularidades das peças as quais serão concretadas, outros agregados poderão ser utilizados, como: isopor, argila expandida, vermiculita, hematita, barita, entre outras.

Ainda, adições aglomerantes como: sílica ativa, metacaulim, pozolanas, entre outras.

Aditivos especiais: retardadores, aceleradores isentos de cloretos, super-pastificantes, hiper-pastificantes, incorporadores de ar, impermeabilizantes, hidrofugantes, pigmentos, entre outros.

Outras adições: fibras de aço, nylon, polipropileno, de vidro, entre outras.

Um concreto com qualidade necessita de vários cuidados. Vai desde a escolha de seus materiais, a determinação de um traço que garanta a resistência e a durabilidade desejada, a homogeneização da mistura, sua correta aplicação e adensamento até a cura adequada, que garante a perfeita hidratação do cimento.

Para isso, nossas empresas do Grupo Concreto MCC apresentam o Concreto Usinado, que mediante controle tecnológico de acordo com as normas brasileiras NBRs, e parcerias com cimenteiras e portos de areias, conseguimos a inalterabilidade dos materiais, com baixo desvio padrão, garantindo a qualidade e ótimos resultados nos concretos fornecidos, somados à assistência técnica aos nossos clientes para as diversas obras de concretagem.

Oferecendo ao final qualidade nos serviços, produtos com qualidade, segurança e pontualidade, que definem a satisfação de nossos clientes na região da Alta Paulista (Marília, Pompéia, Iacri, Adamantina, Dracena, Bastos, Junqueirópolis) e Mato Grosso do Sul (Três Lagoas).

 
 

TIPOS DE CONCRETO

 

Em grande parte das obras todos os tipos de concreto podem ser aplicados, sua escolha será determinada pelo tipo de equipamento, adensamento, uso ou custo.



  • CONCRETO CONVENCIONAL (Saiba Mais)

Descrição: Chamamos de concreto convencional o concreto estrutural (acima de 20 MPa de resistência à Compressão) ou não estrutural, que não requer qualquer tipo de equipamento de bombeamento para disposição final, normalmente composto por agregados graúdos de 19mm (Brita 1).

Trabalhabilidade: entre 5±1 cm a 8±1 cm.


Vantagens:

  • Redução de custos e tempo em comparação ao concreto realizado na obra;
  • Rápida aplicação quando uso direto da bica do caminhão.

Desvantagens:       

  • É necessário a utilização de equipamentos de vibração para obter um bom acabamento;
  • Maior tempo para descarga visto que esta deverá ser realizada por balde, carriolas, giricas ou gruas;
  • Dificuldades para acabamento devido baixa trabalhabilidade.



  • CONCRETO BOMBEÁVEL (Saiba Mais)

Descrição: Chamamos de concreto bambeável o concreto estrutural (acima de 20 MPa de resistência à Compressão) ou não estrutural, que requer algum tipo de equipamento de bombeamento para disposição final, normalmente composto pela junção dos agregados graúdos brita 0 e brita 1 ou apenas a brita 0.  

Trabalhabilidade: acima 9±1 cm.


Vantagens:

  • Redução de custos e tempo em comparação ao concreto realizado na obra;
  • Rápida aplicação devido o uso de equipamento de bombeamento;
  • Menor tempo ou não necessidade de vibração;
  • Maior facilidade para acabamento.

Desvantagens:       

  • Custo superior ao convencional.




CONCRETOS ESPECIAIS
 

Os concretos especiais são aqueles que fogem à regra dos concretos tradicionais: Convencionais ou Bombeados. Com diferentes slumps, consumos diferenciados de cimento, fator água/cimento específicos, matérias primas não usuais, em condições e particularidades de estruturas, aditivos, adições, etc, como:  



  • CONCRETO EXTRUSADO (MAQUININHA) (Saiba Mais)

Descrição: O concreto extrusado apelidado de maquininha devido sua aplicação depender de um equipamento que irá dar a forma ao concreto, é muito utilizado para guias de calçadas, canaletas e trilhos de laje. Normalmente é composto por um agregado de menor dimensão, brita 0, e tem menor trabalhabilidade uma vez que o equipamento vibra o concreto.  

Trabalhabilidade: 1±1 cm.


Vantagens:

  • Redução de custos devido o consumo de cimento normalmente ser baixo;
  • O equipamento realiza o acabamento;