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Dicas de Concreto


Simples Remessa - Concreto MCC


Nº da remessa: serve para conferir quantas entregas foram realizadas no dia.


Nº do contrato: verifique se o número do contrato na remessa refere-se ao contrato acordado com o vendedor.


Contratante: Verifique se os dados do contratante conferem com os dados do contrato.


Volume: indica o que foi solicitado à empresa e entregue na obra. Confira sempre antes de retirar o lacre.


Fck: esta sigla se refere à resistência a compressão do concreto e conforme cada tipo de obra e especificações do engenheiro teremos um valor diferente. Confira se o que foi especificado em sua obra é o que você está utilizando, tendo assim segurança para sua obra.


Abatimento: é uma forma de medir se a água do traço está correta. Deve ser realizado um ensaio de slump antes da aplicação para saber se o slump da remessa é o mesmo que está sendo entregue, pois a água excesso pode diminuir a resistência do concreto.


Pedra: O agregado acordado deve ser o mesmo da remessa. tipo: S – Seixo e B – Brita e o número é a dimensão do agregado 0, 01 e 1.


Obra: confira se o endereço de entrega é o mesmo que o informado em seu contrato.


CBNe Placa: CBN significa caminhão betoneira e o número é o código de frota interno da empresa. Para sua segurança, verifique se o caminhão que está em sua obra é o mesmo informado na simples remessa.


Lacre: é o dispositivo de segurança que garante ao cliente que o material carregado na empresa está chegando a sua obra sem nenhuma alteração. Assim garante que o volume e traço sejam entregues conforme especificado.


Acréscimo de água: O traço é dosado para ter um slump definido. Uma vez acrescido água, a resistência do mesmo sofrerá alterações. O cliente que solicitar esta adição deverá assinar a simples remessa se responsabilizando pela alteração no traço.


Horários: confira os horários (saída/chegada) para garantir que o concreto saiu da empresa e chegou até a obra sem intervenções. Acompanhe também o tempo de concretagem, pois o concreto possui um tempo desde dosado até ser utilizado, conforme descrito no quadro importante de sua simples remessa.





 

Preparando o local para concretagem: antes de pedir o concreto para sua obra, assegure-se que o local será de fácil acesso para os caminhões.
 

Para uma melhor qualidade da peça concretada, a mesma deve ser umedecida para retirar qualquer material que possa contaminar o concreto. Peças que utilizarem formas devem utilizar um desmoldante na superfície ao qual será aplicado o concreto, garantindo assim uma desforma mais fácil e rápida e uma superfície mais lisa na peça concretada.

 


 

Como evitar trincas e rachaduras: o processo de reação química do cimento é um processo exotérmico, ou seja, libera calor. Em dias quentes ou quando utilizado traços com alta concentração de cimento, o calor faz com que a superfície do concreto seque e isto cause fissuras não estruturais chamadas de “fissuras de retração plástica”. Para evitar que elas ocorram, deve ser realizada a cura do concreto que, dentre os vários métodos existentes, o mais simples e menos oneroso é molhar a superfície do concreto mantendo a mesma úmida sempre.